terça-feira, julho 17, 2007

E ai? Beijo ou não beijo?


Ao contrário do que muitos pensam, beijo, sexo e namoro podem ser mais simples do que imaginamos; é só uma questão de fazer as interrogações corretas e desvendar os significados. Assim, à medida que respondemos algumas perguntas, aparecem outras, que são respondidas e outras surgem, até nos conduzirem ao que realmente precisamos entender: beijo na boca é ou não é pecado?
Antes de qualquer coisa, porém, devemos saber que sexo antes do casamento é pecado e isso é fato. O apóstolo Paulo não nos deixa dúvidas: “Se alguém acha que está agindo de forma indevida diante da virgem de quem está noivo, que ela está passando da idade, achando que deve se casar, faça como achar melhor. Com isso não peca. Casem-se” (1 Coríntios 7:36).
Podemos começar, então, com o seguinte: o que é o beijo na boca? Bem, todos sabemos que o beijo é demonstração de carinho. Segundo o dicionário da língua portuguesa, beijo significa sinal de amor, afeição, veneração, contato leve. De acordo com os sexólogos, beijo na boca é iniciação sexual, é penetração e uma forma de sexo oral. Ele assim é entendido porque depois de beijar alguém, hormônios ligados à sexualidade começam a funcionar e isso é involuntário: qualquer pessoa saudável que beija é acometido de um intenso apetite sexual. Neste sentido, o beijo pode ser facilmente igualado as chamadas alternativas sexuais, ou seja, ao sexo oral, sexo anal, masturbação e por aí vai. E se sexo é pecado, o início dele também é, porque pertence ao ato.
O que a bíblia tem sobre as alternativas sexuais? Rebeca era virgem. Lemos em gênesis 14:16: “A jovem era muito bonita e virgem; nenhum homem tivera relações com ela”. Na bíblia, a palavra virgem é usada como símbolo de pureza moral e é usada também em sentido físico. Além de virgem, nenhum homem havia tido relações com ela. Isso parece sinônimo e redundante, porém, trata-se de duas coisas diferentes: Rebeca era fisicamente e moralmente virgem, ou seja, nunca havia tido nenhum tipo de experiência sexual, com ou sem penetração. As alternativas sexuais são maneiras de maquiar o ato sexual e tem o objetivo único de prazer a si mesmo. Além disso, está encaixado na fornicação que, etimologicamente, inclui uma variedade de atos obscenos, não apenas a relação sexual em si. Por tanto, também é pecado.
Daí surge a pergunta: o que é “apetite sexual”? Apetite sexual refere-se ao desejo de satisfazer necessidades sexuais. Lemos em Colossenses 3:15: Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena: a prostituição, a impureza, a paixão, a vil concupiscência e a avareza, que é a idolatria”. Além de sabermos que o apelo do evangelho de Cristo é a negação de nossa própria natureza (e isso já explicaria tudo), é conveniente compreendermos o sentido da expressão “vil concupiscência”. Concupiscência e apetite sexual são sinônimos (inclusive no dicionário), havendo apenas uma variação de versões da bíblia. Segundo o dicionário, concupiscência significa também luxúria, lascívia e isso é claramente colocado nas escrituras como pecado (por exemplo, e, 2 Pedro 2.13 e em Apocalipse 18.9). Logo, concupiscência é pecado. Por tanto, qualquer forma de despertamento ou iniciação do sexo é concupiscência e ela deve ser amortecida (mortificada), partindo do princípio de que pecado é não estar onde Deus quer que estejamos (desobediência) e Deus nos instrui a mortificar a natureza humana.
Vamos recapitular: até aqui entendemos que beijo na boca é iniciação sexual, penetração, sexo oral e faz parte do que se chama de alternativas sexuais. Sendo assim, o beijo na boca é o início de um ato que, biblicamente, é vetado. E já que o sexo antes do casamento é pecado, o beijo também é. Partindo deste princípio, seria correto afirmar que beijar é perder parte da pureza sexual, e isso é reprovável diante dos olhos divinos (Efésios 5. 2-5), ainda que moralmente em nossa cultura, beijar seja absolutamente comum.
O meu pecado começa quando sinto desejo sexual por alguém ou por alguma situação. Assim, se abraçar fulano me traz sensações sexuais, e sei disso, se o abraço, peco. Se apertar a mão dele também me traz as mesmas sensações, também peco quando aperto sua mão. Meu pecado começa no meu limite. Porém, vale ressaltar que cientificamente, qualquer pessoa saudável, ao beijar alguém, ativa desejos e as tais sensações sexuais. Isso tudo faz parte do grande universo da concupiscência.
E onde o namoro se encaixa nessa história? Namorar é pecado? Não. Namorar não é pecado. Pecado é o que pode acontecer durante o namoro. Namoro significa cativar, inspirar amor, pretender o amor. E não há mal nenhum nisso. Quando namoramos, namoramos a alguém e não com alguém, porque cativamos alguém e não cativamos com alguém. Nesta perspectiva, namorar não é pecado desde que namoremos sem concupiscência, o que é muito difícil. Sobre isso, é válido ainda observar que na bíblia não encontramos sinal de troca de namorado (a), então, namorar é válido desde que não beijemos e não despertemos apetite sexual em nós e em nosso companheiro (a) e desde que não troquemos de namorado (a). Você consegue? Respondendo a pergunta que intitula este texto (“beijo ou não beijo?”), respondemos que a questão não é se vamos ou não beijar. Isso é uma decisão pessoal para os que entendem o beijo na boca como ato sexual. A questão é: se vamos fazer isso, façamos conscientes de que agregamos mais um pecado pra nossa coleção de coisas reprováveis diante de Deus. Lembre-se de que quem comete pecados sexuais peca contra si mesmo.

(Texto de Talita Oliveira)

21 comentários:

Saparada é o Amor disse...

Postei esse texto por que esta minha irmã estav muito reticente quanto ao nomoro cristão e como Deus vê tudo isso...
Depois de algumas conversas, ela orou e pediu a Deus que lhe ensinasse o que ela deveria aprender sobre tudo isso...
E pra minha surpresa recebi esse texto por e-mail.
Em um dia de busca e estudo Deus deu a ela a resposta que ela precisava...
Lembrei-me de um texto:
I João 2:27 : Quanto a vós outros, a unção que dEle recebestes permanece em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina a respeito de todas as coisas, e é verdadeira, e não é falsa, permanecei nEle, como também ela vos ensinou.

Saparada é o Amor...

Rosana Steimbach disse...

'iiii'...
polemico esse João hein!?
rs

Bom,não tenho palavras para dar e nem beijos...hehe

só digo que é saparada mesmo!!!

essa coisa de pecado, beijar ou não e etc, tah total ligado ao quanto vc quer de Deus!?!

Anônimo disse...

pois é, Rosana...
e pior (ou melhor)não é só não beijar, é se arrepender dos beijos que já demos, rs!
e concordo com vc qdo diz que isso está ligado a qto queremos de Deus... e vejo como uma equação matemática: mais de Deus e menos de nós, conforme lemos em Colossenses 3.15, abrindo mão, radicalmente, da nossa natureza humana.
não seria tão polêmico pra mim, por exemplo, se eu optasse e QUISESSE ter visto isso tudo antes.

Anônimo disse...

uiui... polêmico mesmo esse texto, rs...
olha, eu infelizmente vou ter que discordar. pq não vejo o beijo como "um início para a promiscuidade (é assim que escreve?)". vejo mto mais como uma forma de carinho. é como o texto mesmo diz: se um abraço me faz pecar, então eu não devo abraçar. mas e se não faz? e se um beijo não faz?
só acho que, todo namoro deve ser levado com responsabilidade e baseado nos conceitos cristãos. ou seja, sem exageros.

é isso. fica na paz.

Anônimo disse...

Muito bem escrito, mas se somente pensar ja penso logo pecarei pra sempre...não somente em relação ao ao namoro, mas tbm quando penso em sair sem pagar a conta pq a garçonete enrola ou entao quando penso em não devolver algo que conheço o dono.

Nao posso concordar com essa perspectiva pois ela chega a ser por demais legalista, mas entendo as ideias e, se alguem acha que nao consegue se segurar abraçando ou beijando alguém, concordo que deva parar com isso. Afinal a biblia diz que se aquilo a afeta de modo que ela acredite que não irá se manter santo, então que se afaste.

Anônimo disse...

o problema está em duas questões: a pouca radicalidade que damos ao evangelho e os conceitos de beijo e sexo.

a bíblia exprime a proposta de Cristo como sendo algo radical, mto mais que imaginamos. a intenção é ser como Jesus e nos despojarmos de tudo relativo a nós msm. e tudo é tudo. O apóstolo Paulo não me deixa mentir, nem Jesus. o que eu tenho que fazer qdo meu olho me faz pecar??

sem dúvida o beijo é uma demostração de carinho, afeto etc. além disso, o beijo é uma forma de saciar necessidades e uma maneira de ter prazer. algm descorda disso? e o que é o sexo então? a msm coisa: pode ser uma demostração de afeto e pode ser uma forma de saciar necessidades e uma fonte de prazer.
qto ao beijo na boca não provocar apetite sexual... olha, desculpe, mas cientificamente isso é impossível, a menos que vc tenha problemas nessa área. é involuntário, tem a ver com hormônio, processos mentais... é espasmo. sexólogos e psicólogos concordam que beijo é iniciação sexual e penetração. não fui eu quem disse isso.
olha, pensa que vc está na divisa entre uma cidade e outra. vc está bem na linha que separa as duas cidades e aí vc dá o primeiro passo pra cidade que está na sua frente. o fato de vc estar apenas alguns centímetros dentro da cidade te faz pensar que vc está fora dela? não. tendo começado ou não, vc já está dentro. beijando ou transando, o ato sexual já começou, vc já está dentro.

e em momento algum se falou em promiscuidade no texto. promiscuidade não tem nada a ver com nada aqui!! a questão do ato sexual (considerando toda a sua dimensão) não está até onde vc pode ir, mas está em vc já ter começado. nada disso tem a ver com domínio próprio, promiscuidade, prostituição... tem a ver com concupcência, formicação, lascívia etc e são coisas muuuuuuito diferentes, é só uma questão de estudo da bíblia, querendo encontrar respostas independente das minhas vontades.

Anônimo disse...

Talita... eu até concordo que o beijo PODE provocar o apetite sexual, ele PODE incitar a prática do sexo. mas desculpe, eu não posso concordar que ele seja para saciar as necessidades ou como uma maneira de ter prazer. não que isso não possa acontecer, mas não é regra.
beijo é iniciação sexual e penetração? putz... pra mim não tá importando aqui o que os sexólogos dizem então, pq vamos combinar que a maioria só pensa nisso. penetração? será que um simples beijo na boca vai tão ao extremo assim? não, eu não creio nisso.

olha, eu já beijei algumas vezes. e eu sei o que senti. não teve nada a ver com prazer sexual ou algo que o valha. mas se fosse, se eu soubesse que isso me incitaria a fazer outras coisas, teria sido barrado. não é no seu texto mesmo que diz que "o meu pecado começa no meu limite"?

quanto à promiscuidade, perdão pelo uso da palavra. não veio outra na minha mente no momento.

fica com Deus.

Anônimo disse...

ah! só mais uma coisa que eu esqueci (to ocupando mto espaço aqui, hehe)...
o fato de eu discordar, não significa que esteja errado. mas tb não significa que é uma verdade absoluta. acho que cada um conhece seu limite e vejo isso como algo bem pessoal, sem relação com ser pecado ou não.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

só pra não parecer perdante como alguns podem interpretar meu último comentário...
me retratando: foi Deus quem me disse e é o que leio na bíblia. espero que revele a outros tbm.

Rosana Steimbach disse...

Esse é o ponto talita [ e meninitas]
rs

REVELAÇÃO

a verdade não vem por conhecimento de outras verdades, mas de uma revelação pessoal.

certo que falta muito radicalismo no "nosso evangelho", mas como exigir radicalismo sem revelação e como desejar essa revelação sem amor?

por isso estamos aqui...rs

saparada sempre é o amor!

que lança fora todo MEDO...

bjus,[ o negocio aqui tah bom...rs]

Anônimo disse...

Cá estou!!!
Então, Deus tem me revelado algo nesses dias..."Qt + de mim eu der, + dEle eu vou ter" Nas entrelinhas, entendi q Papai quer d mim, um sacrifício agradável a Ele p/ q sua presença seja abundante em minha vida.
Creio q o Espírito Santo veio p/ consolar e tal, e tb p/ nos convencer d nossos pecados...e percebemos q sua atuação é real em nossos dias! Bom, p/obter a resposta da pergunta- título do texto.... é só perguntar ao Espírito Santo d Deus..q Ele certamente revela para cada um d nós,q somos chamados filhos d Deus Amém?!


Bjs procês!

Diogo França disse...

é ta firmeza o sistema aki! rsrsrs
mas a idéia é essa mesmo!
"fazer morrer a carne para viver completamente o Espirito".

=D de acordo.
ah: ABraço á todos!
[bjo?!] rsrsrs

Saparada!
paz Guerreiro!!

Anônimo disse...

concordo com a rosana com relação à revelação.

e, ah! não me levem a mal pelos meus comentários, é o que eu acredito e só. mas adorei o texto e a oportunidade de poder discutir o assunto. é isso que faz a gente crescer, que nos edifica.


bom, mas agora quero falar com o dinho... rs.
meu, to te convidando pra participar de um Meme (é como um "jogo", que vc lê e escreve sobre um tema proposto). O tema da vez é Jesus Cristo - cinco qualidades em destaque. Eu pensei em tu pra falar um pouco sobre isso. Dá uma passada lá no meu blog. Claro que ñ precisa aceitar (principalmente pq eu nem avisei antes, rs). mas se quiser fique à vontade.

;)

Diogo França disse...

OLÁ BENÇÃO!!!!

DESTA VEZ VIM PRA TE CONVIDAR PRA FAZER O TOP 5 DE JESUS!
FUI CONVIDADO PELO MEU AMIGO THE PESCADOR; POSTEI NO MEU BLOG E AGORA VENHO CONVIDAR VOCÊ A MEDITAR E ESCREVER SOBRE JESUS E AS 5 COISAS QUE MAIS MARCARAM NA PESSOA QUE ELE FOI, É E SEMPRE SERÁ!

ABRAÇO.

DEUS ABENÇOE!
DÚVIDAS, LEIA MEU BLOG, OU THE PESCADOR OU AINDA: VAMOS PARA O LEVE! E VEJA COMO FUNCIONA!

AMO-TE.
DEUS ABENÇOE!

The Pescador disse...

não sei como me comportarei quando eu estiver namorando(pq ainda não namoro rsrs) mas nesta viagem que vi pessoas que não se beijavam e namoravam fiquei surpreso mas vi que eh possivel aiaiai
Senhor da força rs
Deus abençoe

Diogo França disse...

complicadissimo! rsrsrs
tambem não sei como vai ser mas,
com toda certeza será perfeito!
claro, vou lutar e orar pra isso!
eita Deus! rsrs

Anônimo disse...

Foi-te revelado que o meu pecado começa no meu limite...
Gostei dessa frase, tornou o assunto subjetivo.
.
Beijo no dicionário e na vida:
Ato de pousar os lábios nalguma pessoa, ser ou coisa em sinal de amor, afeição ou veneração;
ósculo;
contato leve.
(Huuum, contato leve...)
.
Beijos bíblia:
Segundo a Bíblia, Judas traiu Jesus com um beijo - um uso subversivo do beijo, já que é um gesto de afeição;
Jacó beijou seu pai Isaque:
José beijou seus irmãos, seus filhos e seu pai;
Arão beijou Moisés;
Moisés beijou seu sogro Jetro;
Jacó beijou Raquel ergueu a voz e chorou.

Anônimo disse...

E o crente que fica?!?

Saparada é o Amor disse...

O crente que gosta de ficar, quando Jesus voltar vai ficar também...

Se querem ficar, que fiquem em Jerusálem até que do alto sejais revestidos de poder...

Abraço..

Anônimo disse...

Ótimo texto! Parabéns pela coragem de publicar esse artigo em seu blog. Fico muito triste e com pena da situação emocional dos nossos jovens, muitas vezes até crentes. Além da entrega física, o emocional é abalado e escolhas erradas trazem feridas permanentes. Meu esposo e eu casamos virgem, fui muito criticada e motivo de graça para os colegas, mas essa foi uma das melhores decisões da minha vida. A virgindade é o único presente que você pode dar a uma única pessoa uma única vez, seja o primeiro beijo ou primeira relação sexual.O prêmio quem ganha somos nós. Não me importava com as brincadeiras pois eu estava segura e feliz com minha decisão. Não foi algo forçado mas consciente e de coração. Quantos jovens queriam ter o corpo e mente puros novamente! Sexo é maravilhoso quando realizado no casamento. Para ocorrer somente no casamento é preciso cautela nas carícias e beijos no namoro.Deus nos chama para a santificação em todas as áreas. Conhece o livro "Sua perfeita fidelidade"? Se possível leia. Abraços naquele que quer nosso prazer sempre. Quézia Moraes. www.minhasconfissoes.wordpress.com